segunda-feira, 21 de abril de 2008

Fim-de-semana perfeito!


Saí na Sexta-feira ao fim da tarde em direcção à cidade Invicta com o intuito de Visitar familiares/visitar amigos/ir à festa no Dragão.
Levei dois amigos (um portista e um lampião) a visitar pela primeira vez o grandioso Estádio do Dragão.
-Vai ser um massacre!! - gritava o meu colega tricampeão.
-Vê lá se te não sai o tiro pela culatra. - dizia baixinho o meu amigo lampião.
Eu pessoalmente achava que ia ser um jogo sem grande história apesar do desejo de golear a 'melhor equipa dos últimos dez anos'. Mas parecia que isso agora era uma obrigação e eu apenas queria que ganhassem. Que ganhassem bem e principalmente, que não sofressemos golos. A única coisa que eu não ia admitir era festejos por parte da equipa visitante.

Já no Porto os meus familiares eram todos da mesma opinião. "Temos de ganhar para ajudar o Guimarães!!". É preciso estar no Norte para perceber esta vontade de ajudar os clubes da região.
-Então mas não deviamos dar uma goleada para os calar de vez? - dizia eu. -Eles nunca se vão calar! São como aqueles bebados que levam nos cornos mas continuam a provocar quem lhe foi às trombas. Se os queremos prejudicar a sério, é correr com eles da Champions. Se as galinhas ficarem em quarto e os lagartos em terceiro, é meio caminho andado para o Tetra. Enquanto uns vão ter de começar a preparação muito mais cedo por causa da pré-eliminatória, os outros ficam sem dinheiro e como não vão à Champions, nenhum treinador ou jogadores de jeito vão querer vir para aquele pardieiro.
Fui obrigado a concordar com o meu tio. O importante é ganhar, golear seria sempre bom mas não deve ser um objectivo.
-Realmente a malta aqui do norte é muito mais unida. Não acredito que o Benfica fosse capaz de sacrificar um jogo para ajudar um Belenenses, um Estrela ou um Setubal. - desabafava o meu amigo lampião. - Mas vais ver que ganhamos. Vamos surpreender! Voçês estão na boa e nós é que precisamos de ganhar.

O sábado foi o dia de visitar tudo e todos. Niguém com que falei e que sabia ao que eu vinha me disse outra frase que não fosse: "Está ganho! Só falta é saber por quantos."
É esta confiança que emana do ar que se respira na cidade do Porto. São bandeiras nas janelas, cachecois em 50% dos carros, são as crianças com o equipamento vestido enquanto passeiam no Arrábida Shoping ou noutro Centro Comericial qualquer, é a quantidade de gente que dá voltas ao Estádio em ritmo de passeio enquano anseia que o tempo passe depressa para que se possa mais rapidamente festejar mais uma vitória.
Nessa noite fomos e uma discoteca a Gaia e o mais se suscitou a curiosidade foi o facto de entre os muitos portistas equipados a rigor (será uma nova moda da noite do norte?), também lá se encontravam, ou a dançar no meio da pista ou no bar a beber mais um copo, alguns (contei sete) lampiões equipados a rigor que confraternizavam alegremente com todos sem qualquer problema ou fricção. Nâo vi ódio, não vi inveja, nem tão pouco vi provocações de qualquer ordem. Comentei isso com o proteiro que me disse.
-Isso são guerras de dirigentes! Aqui a malta é jovem e quer é divertir-se. Fiquei feliz.
Desculpem a honestidade, mas não acredito que aqui em Lisboa tal situação fosse possível.

Ontem acordei tarde e ansioso. A minha tia chamou-nos a todos para o almoço. Enquanto almoçavamos, vimos as noticias do apedrejamento do autocarro das galinhas à saida do Seixal.
-Cambada de idiotas!! - disse o meu amigo lampião ainda meio ressacado. - Parece que não têm familia com que se preocuparem!! São a vergonha deste clube, e são cada vez mais!!
Ninguém o contradisse ou gozou.
-Se fosse cá, estes gajos eram todos atirados ao rio!! - disse um primo meu. - Da outra vez quando atacaram o carro do Holandês também foi uma vergonha, mas atacar a equipa à pedrada? Isso nunca!! -Mas o Co Adriansse faltou ao respeito de toda a gente e pensava que o clube trabalhava para ele quando devia pensar o contrário. Ainda bem que desapareceu!! - disse o meu tio.
Fomos cedo para o estádio porque queria disfrutar a tarde e não andar entalado no trãnsito e a correr de um lado para o outro. Fomos dos primeiros a entrar e o meu amigo portista, quando chegou às bancadas, so conseguia exclamar:
-Lindo!! É Lindo!!
-É igual aos outros só que em azul! - disse o meu amigo lampião.
-Vai-te f**** pá! Alguma vez lá em baixo tens um estádio assim??
Eu estava contente por estar ali, as exclamações do meu amigo portista faziam-me lembrar da primeira vez que ali entrei, para ver um Portugal-Brasil na estreia de Deco na nossa selecção. Nesse dia também fiquei embasbacado com a baleza do edifício.
Com o aproximar das 20:30, com um plastico branco enfiado na cabeça(enquanto o meu amigo lampião depois de reclamar, lá aceitou pôr o azul que lhe calhou), a ansiedade era enorme, mas o ambiente era extraordinário.
Duas filas atrás de mim um senhor exclamava. - O Leiria já está a espetar dois nos lagartos!! Optimo!! -pensei eu. Assim o 2º lugar do Guimarães está mais seguro, só falta ganhar a estes padeiros.
A festa que antecedeu o jogo foi muito bonita e nem o meu colega lampião se fez rogado a participar nela.

O jogo foi o que já esperava. Quando Lisandro marcou o primeiro, foi uma explosão de alegria tão grande que parecia que tudo vibrava, abracei desconhecidos, abracei o meu colega que só dizia outra vez. - Vai ser um massacre!! Enquanto que o meu outro amigo enrrolava o cachecol encarnado e exclamava. -Já?! Dasse!!
Mas assim que o jogo recomeçou e o FCP não caiu em cima das galinhas, deu logo para perceber que não ia haver 'massacre'. A intenção era controlar o jogo e não dar opurtunidade às galinhas para sequer terem opurtunidade de marcar.
Até ao intervalo, o que se sentia nas bancadas era que podiamos estar a jogar mais rapidamente e a pressionar muito mais, mas que se calhar assim também não era mau. Mau era o jogo que o Quaresma estava a fazer. Mas apesar disso ninguém parecia querer que ele saisse.

Chegou o intervalo e foi nesse momento que tirei os olhos do campo e olhei para aquelas bancadas repletas de portistas. Fiquei agradávelmente surpreendido com a enorme quantidade de crianças presentes naquela festa. Foi ao olhar para aqueles miudos que percebi o quão grande é o futuro deste clube. Somos cada vez mais e estas vitórias fazem muito bem ao ego destes meninos e meninas que terão muito mais para falar durante a semana qua apenas 'Morangos' ou 'Chiquititas' ou outras coisas quaisqueres. Irão falar do Porto Tricampeão e da festa da vitória aonde estiveram no Domingo. Terão orgulho no seu clube e isso ninguém lhes poderá alguma vez tirar.

A segunda parte foi a confirmação daquilo que eu sempre disse. O Tricampeão foi dominador enquanto que os 4º classificados apenas queriam evitar uma humilhação. Talvez se tivessemos marcado um golito naquele primeiro quarto de hora e a história poderia ser outra, mas tal não aconteceu e tivemos pacientemente e esperar até ao minuto 80 para o estádio explodir outra vez!!
Foi um golão!!
Festejei mais que no primeiro!
Era a confirmação da vitória!
Era o culminar de um fim-de-semana perfeito!
Era a razão de fazer 600 Km em trés dias!

Até ao fim do jogo foi um festão! Confesso que não vi a falta que expulsou o Bynia, mas não quiz saber! Andava ao pulos abraçando e dando 'fives' a tudo e todos. O jogo estava ganho e isso é que interessava.
Faltou a goleada, mas essa aconteceu mais a Sul.

A saída do estádio foi um pandemónio, mas a alegria de dois do trés ocupantes do meu carro ultrapassava isso.
O caminho para casa foi feito com calma, a ouvir os comentário dos entrevenientes dos dois jogos daquela noite.

-Foi um espectáculo!! - Disse o meu amigo portista.
-Foi um bom jogo! Não tivemos hipóteses! - Disse pesaroso o meu amigo benfiquista.

Foi um fim-de-semana perfeito.

Que se repita rápidamente (talvez a 18 de Maio)!

10 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que será que do norte e em especial do "Puorto", não troquem os "Bs" com os "Vs" aprendam a falar, pois não "estais" na idade média...
O caralho dos provincianos quando vêem à cidade vestem a melhor fatiota e julgam-se alguém, mas sentem-se felizes por ganhar titulos corruptos das casas de alterne, no entanto continuam a ser um clube de bairro a que ninguém liga, eu viajo por este mundo inteiro devido á minha profissão, quando o Benfica foi campeão, estava em Caracas e tinha 2 colegas meus, um em Londres e outro no Kuwait, pois a festa foi feita até ás tantas, com carros a buzinar, pessoal nas ruas, por coincidência voltei a Caracas, estando os meus 2 colegas destacados 1 em Moçambique e o outro na Dinamarca quando o Porto foi campeão da corrupção e nem se ouviu um pio, realmente os jornais mundiais falam do Futebol Corrupto do Porto e do Bimbo da Bosta, mas só falam de corrupção...mesmo os jornais nacionais, o porto é campeão ocupa um canto da página, um jogador do Benfica lesiona-se e ocupa toda a 1ª pagina, resumem-se à vossa insignificância de provincianos os vossos zurros não chegam ao céu, pois Deus não gosta de corruptos...
Portanto tira a tua mãe, mulher/namorada e irmã do trabalho que elas fazem nas casas de alterne do Bimbo da Bosta e Reinaldo Peles e faz-te á vida, fazer broches aos corruptos não te valem de nada.

desenkaminhado disse...

Agora vao-se por a comparar ate que horas e onde ha festa quando uns e outros sao campeoes...e nao sabem outra k nao corrupçao..corrupçao...corrupçao..é como as crianças..da-se-lhes um brinquedo novo nao querem outra coisa..Nao conseguem abrir os olhos de vez e perceber ( ou tentar pelo menos) que de nada lhes valem os 6(???)milhoes..e haver festa ate as tantas em determinados lugares( coisa importante) quando nos ultimos anos tiveram Deane´s,Marceloes,Paredoes,King´s,Hadriouis,Glenn Helder´s,Pringle´s,Novos Eusebios aos pontapes,Scott Minto´s.Thomas´s etc etc...nem vou continuar..Quando deixarem de tentar arranjar desculpas para o sucesso dos outros e preocuparem-se em ter sucesso..ai sim..vao ser grandes..enfim..este discurso ja cansa..

É com enorme satisfaçao que vejo um benfiquista vir ao Dragao e nao dizer k foi roubado..mas maior satisfaçao é quando esse benfikista vem acompanhado de 2 portistas do Sul do Pais..

Infelizmente aqui por cima..a maior parte dos benfikistas k conheço ja "nao liga ao futebol"...so ao Andebol...Antigamente era ao Hoquei(qualquer dia temos o Stick Dourado)...Com jeitinho tb vai deixar de ligar ao Futsal..é conforme o vento..

Nao precisamos de ser muitos..ter muitas buzinas,nem festejar ate as tantas.nem beber ate nao poder mais,xegar a casa bater na mulher e no filho ,ou matar a avo (tambem ja vi isso) porque o benfica nao ganha, nem precisamos de ser gloriosos nem entrar no Guiness nem ter a melhor equipa dos ultimos anos....todos os anos..Nao precisamos(nem quero) ter paginas de jornal inteiras,nao precisamos de ter assembleias gerais em directo..Abertura de telejornais etc etc..Nao precisamos de nada disso..E como ves tambem nao precisei de escrever caralhos e broches num texto para ele ficar maior...


De "alguem provinciano que tem que aprender a falar e que nao esta na Idade Media" para um bem falante cuja maior alegria é a lesao de um jogador do benfica vir num quadrado maior que uma vitoria do Porto..

Anónimo disse...

Os Blogues e fóruns do Glorioso SLB estão sempre cheios de Mensagens os do clube da corrupção e vencedor das ligas das casas de alterne tem sempre tão poucas mensagens...

Porque não existe corrupção em Portugal e o Bimbo da Bosta
é um santo e para lançar a campanha da sua canonização, ficam
aqui algumas coincidências de noticias sobre sua santidade o corrup...o papa do norte.


1- Bimbo da Bosta com associação com os maiores criminosos do norte (Em qualquer país civilizado estaria preso por associação criminosa)

www.anti-corrupcao.150m.com/Imagemenoticia6.htm



2- Bimbo da Bosta com pressões politicas e tráfico de influências (Em qualquer país civilizado estaria preso)

www.anti-corrupcao.150m.com/Imagemenoticia7.htm
www.anti-corrupcao.150m.com/Imagemenoticia4.htm
www.anti-corrupcao.150m.com/Imagemenoticia3.htm



3- Corrupção na arbitragem (Em qualquer país civilizado estaria preso e o clube desceria de divisão)

www.anti-corrupcao.150m.com/Imagemenoticia5.htm
www.anti-corrupcao.150m.com/Imagemenoticia1.htm
www.anti-corrupcao.150m.com/Imagemenoticia2.htm


Depois ainda ficam Aveiro Connection (Tráfico de tabaco, alcool, drogas, diamantes, marfim) e milhentos casos
que por corrupção ou medo ficam arquivados...

Como se pode ver o homem é um santo
J.M | 04.22.08 - 10:45 am | #

Anónimo disse...

Bem Puro, acertas-te na muche!!!!!! E o ódio apareceu!!!!!

Se me permites cá vai:

Para o Primeiro "anónimo" que se poderes comprovar, é quase de certeza o mesmo que o ultimo!!!
Se não for, veio em matilha do TRAMPS, lugar habitual de desfile de arrotos contra o FCP!!!
Mas isso é de menos importância, o que importa é que os TRAMPsianos, os tais que se suicidariam se clicassem por erro num Blog Azul, os que juram que nunca, jamais, em tempo algum, comentariam em blogs de outra cor que não a "sanguinária", marcaram aqui presença para mais um destilar de ódio!!!

Ao primeiro "anónimo", a minha humilde resposta é, que, sou Portista e não troco o meu "provincianismo", a minha "mentalidade pequenina", o meu "bairrismo primário" pela imensa urbanidade, o centralismo, a erudição, o elitismo e o cosmopolitismo das gentes de Lisboa.
E desculpe meu caro anonimo, mas pelo que li, e pela sua magnifica prosa, com ..alhos... .. ões... e ...oches... você é de facto um viajado!!! E fica provado que é Benfiquista!!!
Só fico na duvida se essas viagens todas acontecem porque é funcionário de alguém que costuma trabalhar com um pó branco, tem bigode e da pelo nome Ventoinha!!!!!
É bom ver tambem, que já deve estar reformado, e com pelo menos uns 90 anos em cima.....
Ou então prova-se que as suas viagens e as dos seus colegas, são apenas "rotas" entre as casas do seu clube, a fim de aumentar o património do 75º homem mais rico do pais!!!!
Um Bem Haja pela forma como dignificou (explanou) a classe, e aquilo que é ser-se Taxista perdão Benfiquista!!!!

Ao Segundo anónimo, que de facto esta muito preocupado com o numero de mensagens nos Blogs azuis lol
Pergunto-lhe, esta a comentar aqui para provar o seu Benfiquismo aos TRAMPsianos???
Ou faz o copy/past em tudo o que é Blog, apenas para como campanha de marketing???

O problema destes benfiquistas é que vivem voltados para as glórias do passado (e todos nós sabemos bem a “seriedade” com que foram conquistadas) e, hoje em dia, já não são adeptos de um clube mas sim de uma espécie de anedota fascista.
Gosto de os ver a espumar o seu fel.
É bom sinal.

Saudações Azuis Puro

Catarina Martins disse...

Para os anonimos que nem nome escrevem olhem um LOLOLOLOLOLOL pela vossa constante azia.

Mais dois golitos em 1 semana, quantos marcados? 3. Quantos sofridos? 10.
Realmente voces sao os maiores, na INCOMPETENCIA.

Grande cronica Puro, nada tenho a acrescentar so dizer que este fim de semana era impossivel ir ate ao Sul a casa pois nao perderia por nada este classico (mas adoraria ter visto a cara dos benfas no cafe da minha terra) e depois constatar que os benfas andam mesmo em baixo.

Num flog a que fui parar um benfas dizia.se triste com os adeptos do Porto pela maneira como trataram a equipa do benfica. Deviam tar à espera que os recebessemos com miminhos pela altura ma em que estao.
Outra coisa foram as mensagens que recebi de amigos benfas durante o jogo que diziam "Va, nao sejam muito maus connosco o leira ta a ganhar ao sporting deixem.nos lutar pelo segundo"

No minimo este slbosta mete pena. No maximo mete nojo.

"Infelizmente aqui por cima..a maior parte dos benfikistas k conheço ja "nao liga ao futebol"...so ao Andebol...Antigamente era ao Hoquei(qualquer dia temos o Stick Dourado)...Com jeitinho tb vai deixar de ligar ao Futsal..é conforme o vento.." retive esta parte de um dos comments aziados. Claro que nao ligam a futebol, com tanta incompetencia naquele plantel porque raio haveriam voces de ligar aos badamecos que tentam jogar futebol no benfica??

Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

desenkaminhado disse...

oh Ta_8 confundiste me com um mouro...nao te perdoo :)

Catarina Martins disse...

lololol desenkaminhado, agora que fui ler tens razao, MIL MIL MIL DESCULPAS!!! Mas a ler aqueles aziados todos de seguida pah nem li tudo so retive mesmo aquela parte!!

Peço.te desculpas mais uma vez a serio... Estes dias com tantos insultos e tanta azia misturada ja me confundo toda!

Passa la (http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com), pronto e tal para compensar o meu tremendo ERRO!:):):)

desenkaminhado disse...

Desculpas aceites... :)

Anónimo disse...

entrevenientes?
Isto é emplastroguês?
Rasteirinhos, assim não saem da cepa torta, pudera, também fazem questão de continuar assim, apoiam o Réu bufolas corrupto.

Anónimo disse...

Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberdade, Democracia, Justiça, Imprensa, Direitos Humanitários. Sim.
Ditaduras, PIDE/D.G.S.E., Tortura, Fome, Corrupção. Não Obrigado.
Peço Asilo Político, Dinheiro, Doente e Invalido com Fome em Tribunal com Dívidas.
Enviar dinheiro para a Anti Pide/D.G.S.E..
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Se não pode impôr a paz, pode convencer pelo exemplo. -----

Peço Asilo Político. -----

Donativos para a Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Conta de Épargne UBS CHF --- Nº conta 233-691451.M1F --- Nº de cliente 233-691451 --- Iban CH21 0023 3233 691451M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Telefone: 0041 765 450 994. Comuniquem na Imprensa Mundial. Eu falo Português, E também Francês. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberté, Démocratie, Justice, Presse, Droits Humanitaires. Oui.
Dictatures, PIDE/D.G.S.E., Torture, Faim, Corruption. Non Merci.
Je demande Asile Politique, l'argent, le malade et l'invalide avec la faim devant le tribunal avec des dettes.
Envoyer argent pour l'Anti Pide/D.G.S.E..
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Si ne peut pas imposer la paix, peut convaincre par l'exemple. -----

Je demande Asile Politique. -----

Donations pour la Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- Nº de compte 233-691451.M1F --- Nº de client 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Téléphone: 0041 765 450 994. Communiquent dans la Presse Mondiale. Je parle Portugais, Et aussi Français. –
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Widerstand Portugiesisches Militärisches und Zivilist Anti Pide/D.G.S.E. -----

Freiheit, Demokratie, Justiz, die Presse, Humanitäre Rechte. Ja.
Diktaturen, PIDE/D.G.S.E., Tortur, Hunger, Bestechung. Nein Danke.
Ich verlange politisches Asyl, das Geld, Kranke und Invalide mit dem Hunger vor dem Gericht mit Schulden. Senden Geld für Anti Pide/D.G.S.E..
Herr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Schweiz. -----

Wenn nicht aufdrängen kann der Frieden, kann durch das Beispiel überzeugen. -----

Ich verlange politisches Asyl. -----

Schenkungen für den Widerstand Portugiesisches Militärisches und Zivilist Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- N° des Kontos 233-691451.M1F --- Nº des Kunden 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Schweiz. --- Oder ---
Herr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Schweiz. ---
Telefon: 0041 765 450 994. Teilen in der weltweiten Presse mit. Ich spreche Portugiesisch, Und auch Französisch. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistance Portuguese Military and Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Freedom, Democracy, Justice, The Press, Humane Rights. Yes.
Dictatorships, PIDE/D.G.S.E., Torture, Hunger, Corruption. Not Thank You.
I ask for Political asylum, Money, Sick and Invalid with Hunger in Court with Debts.
To send money for the Anti Pide/D.G.S.E..
Sir. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

If it can not impose peace, can convince by example. -----

I ask for Political asylum -----

Donations for the Resistance Portuguese Military and Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Account of Épargne UBS CHF --- Nº of account 233-691451.M1F --- Nº of customer 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053 Basel --- Switzerland. --- Or ---
Sir. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Telephone: 0041 765 450 994. Communicate in the World Press. speak Portuguese, And also French. -----

http://pide1.spaces.live.com/