terça-feira, 13 de maio de 2008

Palhaçada Final

Chegou ao fim o processo apelidado de ‘Apito Final’, e o resultado foi o esperado. Apesar de os casos estarem a ser julgados pelos tribunais civis e de ainda nada estar provado e de ser óbvio que o caso tem pés de barro, a Liga de Clubes, baseando-se nos mesmo pressupostos, decidiu ela própria punir os intervenientes sem qualquer audiência ou possibilidade de defesa dos réus.

Se o processo ‘Apito Dourado’ já decorre à vários anos, porque só agora é que a Liga (vermelha) de Clubes decidiu proceder em conformidade?

Obviamente porque era o momento certo!!

Certo por várias razões.

A primeira das quais é obviamente o tentar manchar a superioridade demonstrada pelos Tricampeões Nacionais. Mais de vinte pontos é demasiado avanço para que se possa disfarçar as fraquezas daquele que foi considerado pelo seu presidente ‘o melhor plantel dos últimos 10 anos’. Desta maneira, o ‘Ventoinha’ e seus pares, já poderão fazer o choradinho do costume, apesar da classificação final mostrar claramente o contrário.

E essa é a segunda razão para o despacho da Liga de clubes sair agora. Não foi inocente o facto de a data do anuncio da decisão ser na sexta-feira anterior à jornada que confirmou o 4º lugar dos ‘Calimeros’ e a consequente despromoção à Taça Uefa.

O ‘Apito Dourado’ foi desde o seu inicio uma forma de propaganda protagonizada pelo ‘Ventoinha’ para disfarçar os ridiculos resultados da sua equipa e a desastrosa gestão do seu Departamento de Futebol. O anuncio dos castigos aliado ao jogo de despedida de Rui Costa, permitiu ao ‘Ventoinha’ acalmar as hostes, que certamente iriam cobrar do seu dirigente máximo as frustrações que esta época tão generosamente lhes proporcionou.

A terceira razão não foi feita propositadamente mas teve esse efeito. Proporcionar aos ‘punheteiros’ a satisfação da época. Essa gente que diambula no seu dia-a-dia pelas tascas, guethos e ‘certos blogues’ deste país. O seu zurrar é fácil de se descortinar e é um contínuo pregar da cartilha apresentada pelo seu ‘Lider Espiritual’. Agora todos clamam que sempre tiveram razão e que ficou provado (apesar dos tribunais ainda não o terem feito) que Pinto da Costa tentou corromper um árbitro. Basta passear pelos ‘Links menos recomendados’ para perceber até que ponto estes ‘punheteiros’ andam felizes. A sua imbecilidade atinge o extremo quando afirmam que o FC Porto admitiu a corrupção ao não recorrer da decisão da Liga de clubes.

E essa é a quarta razão pela qual a Liga de Clubes só agora tomou esta decisão. Prejudicar directamente o Tricampeão Nacional. Se o Fc Porto recorresse desta ridicula decisão, iria provocar um novo ‘Caso Mateus’. Iria ser o centro das atenções por parte da Comunicação Social o que iria afectar tanto as férias como a pré-época dos jogadores Tricanpeões e os possíveis reforços que poderão chegar. E numa última instancia ainda poderia provocar a perda dos 6 pontos na próxima época o que iria provocar uma enorme pressão na equipa e isso poderia prejudicar toda uma época. A Direcção do Fc Porto decidiu não recorrer e fez muito bem. Não só garantiu uma pré-época descansada, como ainda provocou mais uma dose de azia áqueles que pensavam que o Tricampeão não iria sair da ‘pole position’ na próxima época.

Só os ‘punheteiros’ é que ficaram felizes, mas já sabemos que a inteligência e a percepção da realidade é algo que lhes escapou à muito tempo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tás com pouca malta cá no blog.
Estes assuntos ninguém quer comentar, não convém :)

Aton carago!!