terça-feira, 27 de maio de 2008

Uma semana na Civilização

Logo após o desaire da Final da Taça de Portugal, aproveitei o feriado a meio da semana para tirar umas fériazitas e fugir para a minha capital preferida da Europa, London.

Fui (como sempre) para casa de velhos amigos, que conheci em Ibiza à mais de vinte anos e com os quais partilho grande uma amizade.

Para além do prazer de viajar, outro gosto comum que temos é obviamente o futebol, apesar do Walter ser absolutamente doente por Cricket e o Jamie ser um empenhado fã e treinador de uma equipa junior de Rugby.

Uma das razões para esta escapadela à capital inglesa foi o facto da final da Champions League ser disputada entre duas equipas inglesas e eu saber perfeitamente que apesar de tanto o Walter como o Jamie e o Paul serem adeptos do Arsenal e a Anne assistir a ‘absolutamente’ a todos os jogos do Tottenham, todos viveriam esta final de forma tão fervoroza como o Stanley.

O ‘Stan’ é o único adepto do Chelsea que eu conheco pessoalmente. Ele ama o seu clube mas despreza Roman Abramovich do qual diz ter “tranformado o clube num antro de mercenarios”. Adora o Jonh Terry e o Lampart e acha Mourinho um treinador “bom mas muito conflituoso e por isso, foi prejudicial para a imagem do clube.” .

Nos dois dias que antecederam a final, ninguém falou do assunto, tendo sido apenas providenciada uma reserva num restaurante frequentado por adeptos do Arsenal, local onde todos assistiriamos ao jogo de forma muito mais calma.

Pessoalmente, eu desejava a vitória do Manchester Unt. porque esta equipa do Chelsea ainda é a de Mourinho e a maneira como ele saiu do Fc Porto ainda não foi por mim esquecida ou perdoada.

Assistir áquele jogo no meio de adeptos ingleses foi uma experiência muito interessante e completamente diferente do que eu estou habituado.

Apesar do clube da ‘casa’ ser o Arsenal, muitos adeptos do Mancheter Unt. E do Chelsea juntaram-se naquele ‘pub’ para assistirem à final em conjunto.

Foi um ‘festão’ que se arrastou muito para além da hora de fecho do local. Houve muita cerveja, muita alegria e alguma (aceitável) choradeira por parte dos ‘Blues’.

Não houve picardias, não houve desculpas esfarrapadas com a arbitragem, não houve ódios. Apenas rivalidade saudável e muito...... muito Fair Play.

No regresso a casa o Stan estava inconsolável. Não por ter perdido, mas por ter sido o Terry a falhar o penalty decisivo. Do resto dos meus companheiros só o Paul partilhava a desilusão, especialmente porque o que ele queria era festa nas ruas e isso não iria acontecer.

Não se voltou a falar de futebol durante o resto da semana.

Na passada sexta-feira voltei frequentar o “Vasco da Gama Pub”. O estaminé português que mais gosto de visitar quando passo pela capital britanica. Aproveitei para trocar impressões sobre o futebol luso e o mais curioso foi que ninguém falou de “Apitos” ou de outras tangas quaisqueres. Deram-me os parabêns pelo Campeonato, pagaram umas “Guiness”, os sportinguistas mandaram umas ‘farpas’ pela Taça e os benfiquistas apenas disseram “não jogamos nada!! Aquilo foi uma vergonha!!”.

É assim na civilização, as pessoas pensam, agem e opinam sem ofender ninguém, baseiam-se em factos e não em conspirações e trapaças que só servem para desviar a atenção da realidade.

Na civilização, as vitórias e as derrotas fazem parte do jogo, não são desvirtuadas nem justificadas com erros ou conspirações alheias.

Não era tão bom vivermos na civilização??

PS. Peço desculpa aos frequentadores pela falta de noticias (sei que não serão muitos, mas são todos muito valorosos), mas quando vou de férias, vou mesmo de férias e não quero saber do que ficou em casa.

Amanhã voltarei com a minha opinião do que se passou nessa semana e das ultimas novidades deste circo que é o futebol da Estrada da Luz.

Já agora visitem esta cidade onde poderão deixar as mensagens que quiserem.

Sem comentários: